Secretário Nacional da Pesca participa de encontro da piscicultura em SC

Secretário nacional da aquicultura e pesca fala sobre o destaque da produção de tilápias no sul do estado – Foto: Sergio Souza Junior / Divulgação ND

Estado é o 4º maior produtor de peixes em água doce e se destaca na produção da espécie de tilápia

Realizado nesta sexta-feira (8), o encontro regional da piscicultura reuniu lideranças no município de Armazém, Capital Catarinense da Tilápia, no Sul do Estado. O evento contou com a participação do secretário nacional de aquicultura e pesca, Jorge Seif Júnior.

A iniciativa visa o fomento do setor de produção de peixes em água doce, que em Santa Catarina, representa, 52 mil toneladas. O Estado é o 4º maior produtor de peixes em água doce do país. De acordo com dados da Epagri, só a produção de tilápia na última safra, superou a casa das 8 toneladas.

No evento, as autoridades conheceram as necessidades de produtores que atuam no setor,”51% do pescado produzido para consumo humano, vem da aquicultura. Aqui, eles apresentam as suas demandas, para levarmos para Brasília”, destaca o secretário nacional.

A cadeia da piscicultura na região movimenta R$120 milhões de reais ao ano. Das 10 cidades catarinenses, com maior volume de produção de tilápia, 5, ficam na região da Associação de Municípios da Região de Laguna.

Para alavancar ainda mais o setor, produtores recorrem as lideranças políticas para a isenção de tributos, entre eles, o PIS (Programa de Integração Social e o Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social).

“Vamos dar a eles linha de crédito específica, para que eles possam alavancar o seu negócio, porque custa. Tirar tributos que eles desejam que se tirem, para proporcionar, que eles continuem trabalhando”, reforçou o senador Jorginho Mello (PL).

Fonte: https://ndmais.com.br/