Para evitar prejuízos, morte dos peixes, além de outros fatores indesejados, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) oferece aos piscicultores, nesse período nublado, assistência técnica preventiva sobre boas práticas de manejo para se obter uma produção correta e sustentável.
Para receber as instruções, os produtores de peixes devem procurar a sede da secretaria em dias e horários comerciais. Segundo a Seder, em dias nublados, há a diminuição de oxigênio (essencial para os peixes) dissolvido na água. Ainda segundo a pasta, a escassez de águas da chuva e a baixa renovação das águas de cultivo trazem prejuízos ao produtor.
A engenheira de aquicultura Maíra Dorneles esclarece que o céu nublado causa um decréscimo na taxa de fotossíntese. Com isso, os peixes podem ter impactos negativos na sobrevivência e crescimento, por dependerem do oxigênio para respiração.
“Estamos à disposição para atender e orientar os piscicultores, principalmente nestes dias nublados em que ocorrem adversidades nos tanques de cultivo”, ressaltou Maíra.
Fonte: http://www.ogirassol.com.br/