Promoção para estimular consumo do pescado no País vai durar até o próximo dia 17
Rio – Com o slogan ‘Pescado: dá água na boca e faz bem pra a saúde’, o Ministério da Pesca iniciou ontem a Semana do Peixe, com o objetivo de aumentar o consumo per capita de produto em todo o País. No Rio, as principais redes de supermercados aderiram à estratégia, reduzindo o preço em até 30%, dependendo do tipo de pescado. A campanha e as promoções prosseguem até o dia 17.
Na rede de supermercados Mundial, o produto está mais barato. Amanhã haverá oferta da Corvina, com o quilo a R$ 6,95. Já o preço do filé de Tilápia ( 500 gramas) caiu de R$ 14,90 para R$ 11,90. O filé de Salmão defumado fatiado (100 gramas) está a R$ 7,98; e as postas de cação congelado saem por R$ 17,90, o quilo.
No período, o grupo Pão de Açúcar espera aumentar o volume de vendas em 20% nas lojas Extra e Pão de Açúcar. O quilo de filé de Tilápia, por exemplo, sairá a R$23,98, um desconto de 10%. Já o quilo da Arenque, a sardinha norueguesa, está a R$ 5,49, desconto de 20%. Nas lojas do Pão de Açúcar também é possível encontrar lagosta a R$ 29,98 o quilo, desconto de 30%.
O ministro da Pesca, Marcelo Crivella, quer aumentar a média nacional de consumo, que é de 9 quilos por pessoa por ano. Presidente da Associação dos Pregoeiros de Pescados e Afins do Rio, Francesco Tommaso diz que o peixe é caro no País, porque o consumo é baixo. “Também faltam políticas de incentivo do governo que ajudem a baratear o produto”, afirma.
Ceasa recebe três mil compradores por dia. Consumo faz o preço mudar
Comerciante de pescado no Ceasa, Sebastião Jorge da Cunha, 62 anos, diz que o preço do peixe varia muito, de acordo com a oferta e a procura.
“O consumo sempre aumenta quando tem propaganda, espero que essa campanha do governo dê certo. Aliás, essa campanha tinha que ser feita mais vezes ao ano”, diz o comerciante.
Conforme a Associação dos Pregoeiros de Pescados e Afins do Rio de Janeiro, circulam pelo Ceasa, em Irajá, Zona Norte da cidade, cerca de 3 mil compradores todos os dias.
De acordo com a entidade, cerca de 70% do pescado comercializado no local vêm da Região Sul do País. “O restante dos peixes vem de Santos (SP) e da Região dos Lagos do Rio”, diz o presidente da associação, Francesco Tommaso.
Para saber se o peixe está bom para o consumo: veja se as guelras estão vermelhas, os olhos brilhantes e bem pretos, e se a pele está lisa e brilhante.
Vantagens para a saúde
De acordo com a nutróloga Tamara Mazaracki, consumir peixe apresenta uma série de vantagens para a saúde da população. “O peixe possui o Ômega 3, que é um ácido graxo que tem ação antiinflamatória e ajuda a melhorar a fluidez da corrente sanguínea, entre outros benefícios”, diz a médica.
Tamara aponta a sardinha e a cavala como boas opções para o brasileiro, por serem baratas e saborosas. “Infelizmente, o brasileiro consome muito pouco peixe. Mas, é uma fonte de proteínas e de minerais com baixas calorias, que ajuda a emagrecer”, diz.
Fonte: