Da Redação
A partir desta semana, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural oferece três novos treinamentos para a cadeia produtiva da piscicultura. A coordenadora de Pedagogia da instituição, Rafaella Tognietti, ressalta que os novos treinamentos vão ampliar as possibilidades de qualificação dos produtores rurais que desenvolvem a atividade no estado.
“O Senar tinha treinamentos na área de manejo e, com estes novos cursos, o piscicultor aprenderá desde implantar o tanque, sendo de rede ou escavado, até como calcular o custo de produção para saber por qual valor venderá seus peixes”, afirma.
Segundo a Associação Mato-Grossense de Aquicultura (Aquamat), existem hoje 1,2 mil produtores de peixe, sendo 90% de pequeno porte.
De acordo com o Censo Aquícola de 2010, elaborado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, Mato Grosso passou de uma produção anual de 15.000 toneladas de pescado para 36 mil toneladas. O estado ocupa o 1º lugar no ranking nacional como maior produtor de peixe nativo e 5º lugar na produção de peixe de água doce.
O destaque fica por conta do treinamento de Gestão e comercialização da pesca extrativista, onde o produtor conhecerá desde as características do mercado consumidor para melhorar a comercialização e renda, até a manipulação do pescado para assegurar sua qualidade.
No treinamento de Construção de viveiros escavados, tanques-rede e monitoramento da água, o participante aprenderá todos os passos para identificar o local adequado para implantação do tanque, assim como sua manutenção e conservação, além do monitoramento das variáveis físico-químico, analisando a água para melhor desenvolvimento dos peixes. O conteúdo do treinamento inclui ainda o conhecimento de vários modelos de aeradores.
Já para conhecer as características gerais da piscicultura, passando por análise da qualidade da água e nutrição, calculando a quantidade de alimento e seu armazenamento, os produtores podem participar do treinamento de Planejamento e Desenvolvimento da Piscicultura.
Os treinamentos do Senar-MT são gratuitos e os interessados podem se informar nos Sindicatos Rurais de seus municípios. Nas cidades onde não há sindicatos, basta procurar o mobilizador do Senar-MT nas Prefeituras.
Além destes novos treinamentos voltados para a cadeia produtiva de Piscicultura, o Senar-MT lançou só nós últimos três meses outros 20 novos treinamentos. São no setor de máquinas e implementos agrícolas, de Sistemas Florestais, da Cadeia do Algodão e de Soja e do Milho.
Atualmente o Senar-MT oferece 152 treinamentos. Para o primeiro semestre de 2014 serão lançados vários outros para atender à demanda das cadeias produtivas elencadas como prioritárias para o Senar-MT. Esta lista inclui ainda a cadeia do algodão, piscicultura, olericultura, fruticultura, sistemas florestais e bovinocultura de leite.
A instituição oferece treinamentos gratuitos que atendem as necessidades das 14 principais cadeias produtivas do Estado e mantém 17 programas especiais. A programação dos cursos pode ser acessada no site da entidade (www.senarmt.org.br), entretanto ela pode sofrer alterações conforme necessidade do parceiro, por isso o interessado deve procurar o sindicato rural de seu município para confirmar o evento e se inscrever.
Fonte: http://www.odocumento.com.br