Temática desta edição é “AGRONEGÓCIO DO PESCADO – Construindo um Cenário para Produtos Seguros e Sustentáveis”
O Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (Simcope), um dos eventos técnico-científicos mais tradicionais da América Latina, chega em 2022 à 9ª edição durante a Seafood Show Latin America (SSLA). A SSLA é uma feira focada aos expositores de pescado em todas as suas vertentes que acontecerá entre 17 e 19 de outubro de 2022, no centro de eventos ProMagno, em São Paulo (SP).
Com a organização novamente a cargo do Instituto de Pesca (IP-APTA), órgão da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a temática desta edição é “AGRONEGÓCIO DO PESCADO – Construindo um Cenário para Produtos Seguros e Sustentáveis”.
“Com a realização do Simcope paralelamente à Seafood Show Latin America esperamos proporcionar uma oportunidade ampliada aos nossos congressistas, para interagir com profissionais da área de equipamentos, processamento e comercialização do pescado”, explica Rubia Tomita, pesquisadora do Instituto de Pesca.
Conforme Rubia, o Simcope espera retomar os debates sobre qualidade, segurança alimentar, inovação e tecnologia do pescado com os atores de toda cadeia produtiva do pescado do território nacional, América Latina e vários outros países, como tem feito historicamente, desde sua primeira edição em 2005. “Contribuindo para que o consumo de pescado se dê num ambiente favorável e sustentável e principalmente, onde seja destacada sua importância como alimento saudável para que seu plano de negócio tenha êxito e seja duradouro”, conta Tomita.
9ª Simcope
Ao se inscrever no 9ª Simcope, o congressista terá direito a um minicurso de sua escolha. Além disto, foi feito uma parceria e os trabalhos aceitos no evento poderão ser submetidos ao Boletim do Instituto de Pesca (BIP) com 10% de desconto na taxa de publicação.
As inscrições com desconto no 1º Lote vão até 14/08/2022. Já a submissão de resumos vai até 21/08/2022.
Para a 9ª edição, estão programados minicursos sobre autocontrole e controle e identificação de parasitas em pescado. Além disso, palestras abordando temáticas relacionadas à inovação para a qualidade do pescado na produção, rastreabilidade e garantia de qualidade.
Também fazem parte da programação temáticas relacionadas ao pescado na era da indústria 4.0; perspectivas e investimento em inovação na cadeia produtiva do pescado e também as embalagens. “Enfim, é um mar de conhecimento que a indústria de pescado certamente poderá aproveitar para se atualizar e ampliar seu networking com experts nacionais e internacionais, além de representantes governamentais”, diz Rubia.
O Simcope visa profissionais que atuam na área de Ciência e Tecnologia do Pescado e estudantes em nível de graduação e pós-graduação, que podem submeter trabalhos científicos para apresentação na forma de e-poster. “A organização sempre buscou realizar um evento técnico-científico que além de disseminar o conhecimento também trouxesse soluções e inovações para o segmento”, pontua a pesquisadora.
Rubia lembra que em seu percurso, o Simcope foi se tornando um dos principais eventos brasileiros dedicado ao debate e à atualização sobre temas relativos à qualidade, tecnologia, inovação e consumo do pescado. “Onde a academia, a indústria, os órgãos reguladores, os serviços de inspeção e organizações ligadas à distribuição e comercialização do pescado, buscam suporte técnico e científico para estimular o aumento do consumo de pescado”, finaliza a pesquisadora.
Seafood Show Latin America
Com organização conjunta da Francal Feiras e da Seafood Brasil, a Seafood Show Latin America já está aberta para credenciamento de visitantes. A Feira é extremamente focada aos expositores de pescado em todas as suas vertentes, maquinário de apoio para o processamento e embalagem, serviços logísticos e de manutenção da cadeia do frio, na tradição das melhores feiras do gênero no exterior.
Já são diversos expositores confirmados ou em pré-reserva, de países como Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Espanha, EUA, Peru, além dos espaços institucionais das principais entidades do Brasil e exterior.
Com a missão de converter a América Latina no próximo hub global de pescado, a feira abrigará também uma série de eventos paralelos, como o Seafood Talk Show: uma arena com painéis temáticos sobre a conjuntura do comércio de pescado e acesso a mercados, com a curadoria Seafood Brasil (veja aqui como foi o Seafood Show Connect).
Saiba mais informações sobre o Simcope clucando aqui: http://www.simcope.com.br/
Saiba como expor ou faça sua inscrição como visitante na Seafood Show Latin America clicando aqui: https://linktr.ee/seafoodshowbr
Fonte: https://www.seafoodbrasil.com.br/