Udesc de Laguna, em parceria com universidade mexicana, pesquisará nutrição de peixes e camarões por meio de sistemas mais ecológicos.
Laguna
Uma série de estudos sobre a nutrição de peixes e camarões será desenvolvida por meio de pesquisa realizada pelo professor Maurício Coelho Emerenciano, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna, com a Universidade Autônoma da Baja Califórnia (UABC), do México.
A pesquisa busca sistemas mais ecológicos de produção, como aquaponia, que une a criação de peixes com o cultivo de plantas sem solo, e bioflocos, que precisa de menos água para operar e também economizar ração.
No fim de julho, Emerenciano realizou um intercâmbio na universidade mexicana, que também recebe alunos da graduação da Udesc de Laguna para estágios de conclusão de curso. Durante o período, o professor, que é vinculado ao Departamento de Engenharia de Pesca e de Ciências Biológicas da universidade, ministrou um minicurso e proferiu palestra sobre sistemas alternativos de produção de peixes e camarões.
Conhecimento técnico
A universidade
A Universidade Autônoma da Baja Califórnia (UABC) fica no Noroeste do México, em uma região banhada pelo Oceano Pacífico e pelo Mar de Cortês, e reconhecida pelo grande potencial aquícola. A instituição realiza uma série de pesquisas básicas e aplicadas, além de parcerias público-privadas com o setor aquícola local. Nessa região mexicana, há um parque do setor em desenvolvimento, onde estão reunidas espécies alternativas de organismos aquáticos, como macroalgas, abalones e peixes marinhos. A diversidade de espécies e a capacidade técnica da UABC chamaram a atenção do pesquisador. “Os programas estaduais de fomento fornecem subsídios aos projetos, chegando a custear até 80% dos custos de implantação. Os produtos ganham selos locais e são vendidos por todo o país e até mesmo exportados”, afirma.
Fonte: www.notisul.com.br