A futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM/FPA) confirmou à Seafood Brasil que o setor será representado no governo federal na forma de uma Secretaria subordinada ao ministério. Cristina concedeu entrevista exclusiva à revista, cuja íntegra será publicada na edição #27, com circulação prevista para meados de dezembro.
Ela demonstrou compromisso com a aquicultura e a pesca, que deverão permanecer integradas dentro da nova estrutura. “Entendo que a atividade da aquicultura e da captura devam permanecer unidas dentro do novo Ministério, pois se fundem em produtos de pescados.”
Fontes do setor produtivo dão como certa a indicação do ex-deputado federal por Santa Catarina Valdir Colatto (MDB) como titular da pasta, embora haja certa resistência de alguns segmentos ao seu nome. Com grande experiência nas cadeias de suínos e aves, o agrônomo não seria um quadro suficientemente técnico para o setor. Seus defensores frisam a experiência no Congresso e acesso direto à ministra, o que daria mais visibilidade aos pleitos.
A ministra não confirma o nome do secretário na entrevista à Seafood Brasil, mas reforça que a pasta terá como objetivo dar suporte às principais demandas. “A aquicultura e a pesca serão tratadas com a importância que merecem e serão elaboradas políticas com ênfase em pesquisa e desenvolvimento, ordenamento e fomento, aliando a sustentabilidade ao incremento da atividade econômica.”
Fonte: http://seafoodbrasil.com.br