Tipos de viveiros para peixes

viveiro criacao peixesNormalmente, os tipos de viveiros observados são:

Por Barramento

Consiste na interrupção de um curso d’água, formando viveiros de baixo custo de construção. Entretanto, apresentam características como fundo irregular, falta de condições para controlar o fluxo de água que entra no viveiro, maior dificuldade de controle de predadores e também da densidade (peixe/m2). São, portanto, de difícil manejo cultural.

Por Derivação

Ou seja, os escavados. Esse tipo possui custo de construção maior, dada a necessidade de movimentação de terra, que pode variar de 0,6 m3 a 0,8 m3 para a construção de 1m2 de viveiro, dependendo da topografia do terreno. Contudo, suas características permitem controle melhor do volume de água, da densidade de peixes e dos predadores, o que proporciona melhor produtividade.

Viveiros Berçários

Nos sistemas que utilizam níveis mais altos de tecnologia, é necessário utilizar esse tipo de viveiro, que têm como objetivo aumentar a taxa de sobrevivência dos alevinos. Sua proporção é de 1:1,7, ou seja, 1 m2 de viveiro-berçário para cada 1,7 m2 de viveiros de criação de peixes, podendo os primeiros ter tamanhos que variam de 500 a 1.500 m2.

 

Fonte: Sebrae