Walmart monitora pescados e amplia projeto para fortalecer agricultura familiar

Walmart monitora pescados e amplia projeto para fortalecer agricultura familiar
Imagem meramente ilustrativa

No evento para comemorar os cinco anos da assinatura de seu Pacto pela Sustentabilidade e anunciar seus próximos passos e desafios, nesta terça-feira (07), em São Paulo, o Walmart Brasil lançou duas iniciativas: desenvolver um sistema de monitoramento da cadeia de pescados no País e promover o desenvolvimento da agricultura familiar, por meio do fortalecimento de um número maior de fornecedores que são pequenos produtores.

A iniciativa de rastreamento da cadeia de pescados no Brasil é, segundo a empresa, pioneira no varejo brasileiro, e começa neste ano, com a identificação e mapeamento da origem das dez espécies de peixes frescos mais vendidas nas lojas do Walmart Brasil.

O projeto está sendo implementado em parceria com a ONG Sustainable Fisheries Partnership (SFP), parceira global do atacadista desde 2006, e tem por objetivo comercializar pescados de origem mais sustentável, contribuindo para manter a diversidade de vidas nos oceanos e ecossistemas aquáticos, colaborando para a preservação da biodiversidade aquática e marinha, além de garantir a responsabilidade social na cadeia.

O trabalho da SFP consiste no diagnóstico das zonas de pesca e aqüicultura, proposição e articulação para implementação boas práticas, além de orientação aos varejistas e fornecedores para tomada de decisão. “Temos interesse em atuar em conjunto com nossos parceiros de varejo e abastecimento. Em última instância, queremos que todas as fontes de frutos do mar sejam mais sustentáveis”, afirma, em nota, Jim Cannon, CEO da SFP.

Guia do Produtor

Para comemorar seus doze anos em operação, o Clube dos Produtores – programa do Walmart Brasil que oferece apoio e viabiliza compras diretas de pequenos agricultores – tem seu programa revitalizado, com o lançamento, entre outras iniciativas, de um Guia de Apoio ao Produtor.

Desenvolvido com base em diversos documentos sobre legislação ambiental, direitos humanos, meio ambiente e boas práticas agrícolas, o guia está em sintonia com a estratégia da rede de apoiar a agricultura familiar e oferecer produtos de maior qualidade, com o menor impacto negativo possível. Atualmente, mais de 9 mil famílias de pequenos agricultores participam do programa.

“Ao adotar as práticas e recomendações que apresentamos na cartilha, o agricultor estará em sintonia com a legislação e preparado para atender um mercado cada vez mais exigente”, explica Alain Benvenuti, vice-presidente comercial do Walmart Brasil.

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br